Coluna
Informação quente
sua posição:jogos do tigre > jogo tigre > jogo do tigre que não precisa depositar dinheiro Áreas marinhas de proteção integral do Brasil estão contaminadas por microplásticos

jogo tigre

jogo do tigre que não precisa depositar dinheiro Áreas marinhas de proteção integral do Brasil estão contaminadas por microplásticos

data de lançamento:2025-04-06 19:44    tempo visitado:81

jogo do tiger

Apesar de serem consideradas santuários da biodiversidadejogo do tigre que não precisa depositar dinheiro, as áreas marinhas protegidas (AMPs) do Brasil não estão imunes à contaminação por microplásticos. Um estudo recente revelou que mesmo as AMPs classificadas como áreas de proteção integral (APIs), que são as mais restritivas para a intervenção humana, apresentam contaminação por esse material.

max win fortune tiger

A pesquisa, que contou com a participação de cientistas brasileiros e australianos, utilizou moluscos bivalves (ostras e mexilhões) como organismos-sentinelas para avaliar a contaminação. Os resultados foram publicados na revista Environmental Research.

Planeta em Transe

"Nosso estudo mostrou que a contaminação por microplásticos ocorre até mesmo nas áreas de proteção ambiental mais restritivas. Por exemplo, no Atol das Rocas, onde não há qualquer atividade econômica nem é permitida a visitação de turistas. Os microplásticos podem chegar a locais assim transportados pelo vento ou pelas correntes oceânicas", conta à Agência Fapesp Ítalo Braga, professor do IMar-Unifesp (Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo) e coordenador da pesquisa, financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

A imagem mostra uma ilha com um farol listrado em preto e branco. O farol está localizado no topo da ilha, que é rochosa e tem vegetação escassa. Na água em primeiro plano, é possível ver algumas baleias nadando, com suas nadadeiras visíveis na superfície do mar. O céu está claro e há algumas nuvens. Baleias-jubarte durante passagem por Abrolhos em 2022 jogos do tigre - Milton Marcondes/Projeto Baleia Jubarte

Os microplásticos são partículas com tamanho variando de 1 mícron (1 μm) a 5 milímetros (5 mm) que resultam da fragmentação de plásticos maiores ou são fabricados diretamente nesse formato para uso industrial ou cosmético. Aqueles detectados no estudo apresentaram padrões consistentes ao longo da costa brasileira: predominantemente pretos, brancos ou transparentes, com tamanho inferior a 1 milímetro.

Tigrinho

A análise química conseguiu identificar 59,4% deles, sendo os principais componentes: polímeros alquídicos (28,1%), utilizados em tintas e vernizes, possivelmente provenientes de barcos e embarcações turísticas; celulose (21%), que tanto pode ter sido de origem natural (plâncton, algas, plantas marinhas e vegetação terrestre) quanto de origem antropogênica (papéis, papelões, resíduos de alimentos etc.); polietileno tereftalato (PET) (14%), comumente encontrado em embalagens plásticas e fibras sintéticas, liberadas na lavagem de roupas e transportadas ao mar por efluentes urbanos; e politetrafluoretileno (PTFE ou teflon) (12,3%), presente em revestimentos antiaderentes e industriais.

Suporte de excelência: RA1000 — 18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET, você se diverte como os grandes nomes do Insta!

Os outros 40,6% não puderam ser descritos.

jogo de aposta do tigre

"Ao longo do litoral brasileiro, existem várias áreas protegidas com diferentes níveis de gestão. Parques nacionais, como Abrolhos e Fernando de Noronha, são altamente protegidos, enquanto outras, como algumas APAs [áreas de proteção ambiental], permitem certo grau de intervenção humana", conta Braga.

fortune tiger

"Nosso estudo focou nas áreas de proteção integral, chamadas de ‘no-takes’ na literatura internacional especializada, que são áreas marinhas protegidas mais restritivas. Selecionamos dez delas: Parque Nacional de Jericoacoara, Atol das Rocas, Fernando de Noronha, Rio dos Frades, Abrolhos, Tamoios, Alcatrazes, Guaraqueçaba, Carijós e Arvoredo."

Medidas globais

Conduzida pela doutoranda Beatriz Zachello Nunes, a pesquisa revelou que os microplásticos estão presentes em todas essas APIs, com uma concentração média de 0,42 ± 0,34 partícula por grama de tecido úmido.

Entre as áreas estudadas, a maior contaminação foi registrada no Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes (litoral de São Paulo), com 0,90 ± 0,59 partícula por grama, enquanto a menor concentração foi encontrada na Reserva Biológica do Atol das Rocas, com 0,23 partícula por grama.

Jogue No Cassino Sportingbet | Bônus de R$5 no Aviator

"O dado positivo é que a contaminação em todas essas áreas está abaixo da média internacional para áreas marinhas protegidas. E muito abaixo da média brasileira para áreas não protegidas. Locais muito contaminados, como Santos e algumas praias do Rio de Janeiro, chegam a apresentar contaminações de 50 a 60 vezes maior. Santos, aliásjogo do tigre que não precisa depositar dinheiro, registrou uma das maiores concentrações de microplásticos do mundo", comenta o pesquisador.